Navio ‘Break Bulk’ com carregamento de café é novidade no Porto do Rio de Janeiro; conheça a modalidade

Derivado da frase ‘breaking bulk’, o ‘break bulk’ significa carga geral ou carga de projetos. Importante termo da indústria naval e também chamado de Project Cargo, é a modalidade marítima utilizada para transportar mercadorias mais leves, em cargas individuais, como sucedeu no Porto do Rio de Janeiro, com carga de café, além de: matérias-primas e materiais do segmento de construção, indústria e higiene (hélices de avião, motores, componentes de turbinas eólicas, equipamentos de grandes dimensões, celulose, aço, carvão, fertilizantes, etc.). Nesse caso, a carga é transportada em volumes próprios, e não acondicionados em contentores.

‘Break Bulk’ no Rio

O embarque, de 6.500 toneladas de café, no Rio de Janeiro realizou-se com pleno sucesso. A mercadoria tinha como destino a Europa. Foi o operador logístico UNSLOG que tratou de negociar com o terminal de contêineres ICTSI RIO, a fim de levar a operação à capital carioca.

Como já dito, na modalidade ‘break bulk’ pode-se armazenar a carga individualmente no porão do navio, em vez de em contêineres. Segundo Leandro Lima, superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, a carga em contêineres é hoje o padrão logístico para transporte de cafés; mas, explica ele, “o ‘break bulk’ ajuda a superar a escassez [de carga conteinerizada] e a consequente alta global no preço”, devido à pandemia de Covid-19, entre outros fatores.


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Fonte: Click Petróleo e Gás


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