Porto do Recife começa a receber navios para operações de exportação e importação com novo calado

A expansão provisória do novo calado dos navios para o transporte de cargas faz parte do projeto de crescimento do Porto de Recife para garantir mais eficiência nas operações de importação e exportação com navios de grande porte ao longo dos próximos meses

Nos últimos dias, a Capitania dos Portos de Pernambuco aprovou o início das operações com novo calado no Porto do Recife, localizado no estado de Pernambuco, e o complexo já começou a receber os primeiros navios. As atividades de exportação e importação agora podem abranger navios de grande porte. Até essa quinta-feira, (19/05), sabe-se que o porto espera conseguir a licitação da dragagem para o aumento dos calados já nos próximos meses.

Expansão provisória do novo calado do Porto de Recife é aprovada e navios de grande porte começam a chegar para operações de importação e exportação

Esta semana iniciou com uma forte projeção de crescimento para o Porto de Recife e a Capitania dos Portos de Pernambuco liberou a atracação de navios com calado maior nos berços 00, 03, 04 e 05 por 45 dias. Essa foi uma decisão tomada para expandir a capacidade de navios de grande porte ingressarem no local para as operações de exportação e importação, visando garantir um crescimento ainda maior dessas atividades no complexo. 

Além disso, a capitania realizou a liberação após a forte demanda pela atracação de navios de grande porte com um calado maior do que o previsto para o Porto do Recife. A principal solicitação para a expansão provisória do calado veio por parte do Sindaçúcar, que é responsável pelo Terminal Açucareiro (TA) do Porto do Recife, que corresponde ao berço 00. Dessa forma, com a chegada de pedidos dessa e de outras empresas, a Capitania dos Portos de Pernambuco decidiu liberar, de forma provisória, o aumento do calado para a chegada de navios ainda maiores. 

O Sindaçúcar solicitou a expansão do calado para 9,2 metros, visando a chegada de navios de açúcar de grande porte, essenciais para o crescimento das operações de exportação e importação no Porto do Recife. Ademais, outras companhias que atuam no porto movimentando fertilizantes e trigo foram as solicitantes da liberação para os berços 03, 04 e 05, que serão destinados à operações de granéis sólidos durante esses próximos 45 dias. Dessa forma, esses berços passaram a operar com um calado de 10,5 metros, possibilitando embarcações de grande porte nos próximos dias. 

Com a chegada do novo calado para o Porto do Recife, José Divard de Oliveira, diretor Comercial e de Operações, comentou sobre as projeções para as operações de importação e exportação e afirmou: “O malte de cevada e a barrilha são cargas que podem ter um crescimento acima dos 25%. Isso porque novos players já demonstraram interesse em investir no Porto do Recife para incrementar a movimentação dessas cargas. A cevada, por exemplo, tem um player que irá montar uma bateria de silos para movimentar mais carga através do Recife. Já foi realizado um estudo de viabilidade e dentro de oito meses esse projeto estará concretizado”.

Além disso, o Porto do Recife também está projetando um incremento no transporte de fertilizantes ao longo dos próximos 45 dias. Isso acontece devido a recente reestruturação do mercado internacional em relação ao abastecimento do produto, após uma instabilidade causada pelos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. 

Por fim, o relatório da Capitania dos Portos de Pernambuco divulgou quais foram as medidas exatas para o novo calado no Porto do Recife, as quais do berço 00 ao 01, chegou aos 10 metros; do berço 02 ao 06, atingiu os 11 metros; e do trecho do berço 07 ao 09 chegou aos oito metros.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de