Marinha determina fechamento de canal de acesso nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá e navios paralisam transporte de cargas nos complexos

Após a determinação do fechamento do canal de acesso nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá por parte da Marinha, os navios estão presos nos complexos e o transporte de cargas se encontra paralisado, trazendo sérios prejuízos aos terminais

A Marinha brasileira determinou recentemente, o fechamento do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes e durante esta última quarta-feira, (18/05), outros dois portos de Santa Catarina passaram pelo mesmo processo, o de São Francisco do Sul e o Itapoá. Agora, os navios que iriam realizar o transporte de cargas nos terminais se encontram paralisados e aguardando novas recomendações do órgão.

Ventos fortes nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá causam paralisação do transporte de cargas e fechamento do canal de acesso após determinação da Marinha

Localizados no litoral norte do estado de Santa Catarina, os portos de São Francisco do Sul e Itapoá agora estão com suas operações de transporte de cargas paralisadas por tempo indeterminado. Isso acontece pois a Marinha determinou que o canal de acesso aos complexos fosse fechado em razão dos ventos de 80 km por hora e ondas de até 2,5 metros, que estão dificultando manobras na estrada e saída na Barra do Canal de acesso ao porto.

Dessa forma, nenhum dos navios que aguardavam as operações de transporte de cargas está saindo ou entrando nos portos atualmente. Assim, eles aguardam a liberação da Marinha após a verificação da normalização dos ventos e da segurança para a retomada das atividades no canal de acesso. A determinação do órgão segue todos os critérios de segurança necessários para que não haja nenhum acidente ao longo da travessia dos navios pelo canal de acesso. 

No entanto, embora a entrada e a saída de navios nos complexos esteja paralisada por tempo indeterminado, as operações internas nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá continuam como o de costume. Além disso, a administração do Porto de Itapoá afirmou na tarde desta quarta-feira que dois navios estão atracados e em operação de escoamento dos produtos no local. Assim, certas atividades como o carregamento das embarcações e a descarga dos produtos nos navios que já estavam nos portos puderam continuar como o previsto, seguindo as recomendações da Marinha. 

A Capitania de Portos de Santa Catarina realizou a divulgação de um comunicado oficial para a paralisação do canal de acesso, que afirmava: “Em virtude das condições meteorológicas desfavoráveis à realização de manobras de entrada e saída na Barra do Canal de Acesso ao Porto de São Francisco do Sul, a Capitania dos Portos da cidade determinou o fechamento do canal de acesso. A medida, assinada pelo capitão de fragata Robson Mendes Alves e que impede a entrada e saída de navios para os portos de São Francisco do Sul (incluindo Tesc) e Itapoá”.

Dessa forma, as recomendações da Marinha foram seguidas, assim como ocorreu nos portos de Itajaí e Navegantes no início da semana. Ademais, os portos terão sérios prejuízos caso o canal de acesso não possa ser reaberto o quanto antes, uma vez que boa parte das operações de transporte de cargas continua paralisada em decorrência dos ventos fortes na região. 

No entanto, a administração do Porto de São Francisco do Sul e a do Porto Itapoá destacaram que os impactos na lucratividade dos complexos após o fechamento do canal de acesso ainda são incertos e que ambas aguardam a normalização das operações ao longo da semana.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de