ANDRITZ inicia com sucesso a produção de celulose solúvel para o projeto “STAR” na Bracell

A ANDRITZ forneceu os principais equipamentos de produção de celulose para o Projeto STAR, Brasil © ANDRITZ – Imagem: ANDRITZ/Divulgação

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ iniciou com sucesso uma das duas linhas de produção flexíveis, ecologicamente correta, com celulose solúvel no projeto “STAR” da Bracell, em Lençóis Paulista, São Paulo.

Em abril de 2022, uma das Linhas de Fibras, que havia iniciado a produção de celulose kraft com sucesso em Setembro de 2021, foi trocada para a produção de celulose solúvel atingindo alta produção com qualidade premium em poucos dias após a mudança. Para este projeto inovador, a ANDRITZ está usando sua tecnologia desenvolvida para produção contínua de celulose kraft e solúvel, A-ConFlex. Esta tecnologia permite total flexibilidade na produção, alternando entre celulose solúvel de alta qualidade e celulose kraft, em pouco tempo, para atender a demanda do mercado. O maior sistema de Secagem de celulose do mundo com eficiência energética EvoDry da ANDRITZ, com duas linhas de secagem de celulose, que permite trocas eficientes e muito rápidas entre a produção de celulose solúvel e celulose kraft, também foi fornecido à fábrica.

Projeto STAR

O projeto STAR é uma das maiores e mais sustentáveis fábricas de celulose do mundo, atendendo aos mais altos padrões ambientais. Possui duas linhas de fibras flexíveis e ecologicamente corretas para uma capacidade total de 2,6 milhões de toneladas/ano a 2,8 milhões de toneladas/ano de celulose kraft branqueada ou 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose solúvel feita de eucalipto cultivado de forma sustentável.

Per Lindblom, vice-presidente da Bracell, disse: “Estamos satisfeitos e orgulhosos de agora ter a maior e mais verde linha de cozimento contínuo do mundo para celulose solúvel na fábrica da Bracell, em São Paulo, utilizando a comprovada tecnologia ANDRITZ. Iniciamos rapidamente após a mudança e logo estávamos produzindo celulose de alta qualidade. Este sucesso se deve claramente ao estreito trabalho em equipe entre a Bracell e a ANDRITZ, bem como a experiência complementar de ambas as empresas em tecnologia e produção de celulose solúvel.”


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de