Banco Central revê para cima PIB e espera crescimento de 1,7%

Segundo relatório do BC, produção segue intensa no primeiro semestre e desacelera no 2º, devido ao aperto monetário dos juros na economia

O Banco Central revisou para cima a previsão do PIB. Previsto anteriormente para 1%, agora o crescimento esperado é de 1,7% no ano. De acordo com o órgão, o primeiro semestre será de atividade econômica mais forte, mas com expectativa de desaceleração na segunda metade de 2022.

Essa desaceleração se deve ao efeito das medidas da política monetária para conter a inflação.

O segundo trimestre, e, portanto, o fim do primeiro semestre, contará com estímulos ao consumo das famílias – saque extraordiário do Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS) e antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo.

Também contribuem para a previsão do PIB a estimativa de avanço da produção agrícola e da indústria extrativa, que apresentaram queda no início do ano. Os dados foram divulgados no Relatório de Inflação do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (30/6).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de