Banco Central planeja lançar moeda virtual em 2022

O Banco Central pretende lançar uma moeda virtual em 2022, informou o Estado de S. Paulo neste domingo, 5. Na semana passada, a instituição criou um laboratório para avaliar as possibilidades de uso e a capacidade de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira.

De acordo com a publicação, o real digital deve facilitar e baratear a criação de contratos de empréstimos personalizados. Além disso, pode favorecer a integração com os sistemas de pagamento internacionais, o que permitiria aos brasileiros fazer compras em outros países com conversão imediata.

Estrutura a ser criada pelo Banco Central

A moeda virtual deve demorar mais tempo que o Pix para chegar aos brasileiros. Para que o projeto seja durável, o Banco Central precisará criar um novo ambiente financeiro, de maneira a fornecer todas as garantias de segurança e proteção de dados dos consumidores.

A instituição já definiu algumas diretrizes para o real digital, mas ainda aguarda o resultado das avaliações em laboratório para concluir o plano de ação. Está certo que a moeda virtual será idêntica ao real em papel, mas só poderá ser usada em transações eletrônicas e será armazenada em carteiras digitais.

Não há definição sobre a tecnologia a ser utilizada nas operações do real digital. No entanto, o blockchain, usado em criptomoedas como o bitcoin, é o caminho mais provável. A diferença fundamental é que a moeda virtual brasileira estará sob controle do Banco Central, enquanto o criptoativo é descentralizado.

Leia mais: “El Salvador vai construir cidade baseada em bitcoin


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de