Tereza Cristina: aval da China a lotes é o ‘primeiro passo’ para derrubar veto à carne

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta terça-feira, 23, que a decisão das autoridades da China de liberar a entrada de carne bovina brasileira que tenha recebido o aval sanitário chinês antes de 4 de setembro é o “primeiro passo” para a retomada integral das exportações do produto brasileiro.

“O próximo passo é liberarmos a suspensão da carne brasileira daqui para frente. Então, estamos em andamento neste processo e eu espero que isto aconteça ainda no próximo mês”, declarou a ministra a jornalistas.

As cargas de carnes já estavam em trânsito para a China, quando o Brasil identificou e comunicou ao país asiático dois casos atípicos da doença da vaca louca, registrados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG).

Tereza Cristina explicou que o Brasil suspendeu em 4 de setembro as exportações de carne bovina para a China em respeito ao protocolo firmado entre os dois países.

Os casos foram considerados “atípicos” por serem de um tipo espontâneo da doença, não transmitido no rebanho e não relacionado à ingestão de alimentos contaminados.

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) analisou as informações prestadas em decorrência dos dois casos de vaca louca e reafirmou o status brasileiro de “risco insignificante” para a enfermidade.

“Não existe motivo de preocupação nem para os nossos consumidores nem para os consumidores externos. Essa liberação alivia os nossos exportadores que tinham muitos desses contêineres no mar ou em portos, que serão então liberados para entrarem na China”, ressaltou a ministra.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de