Ministério da Saúde prorroga custeio de leitos de UTI de Covid

Custeio de leitos de UTI de Covid serão prorrogados Foto: Governo do RJ/Rogerio Santana

O Ministério da Saúde resolveu prorrogar por 30 dias o custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país. De acordo com a pasta, a medida foi tomada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo o Ministério, a medida vale para 14.254 leitos de UTI de Covid-19 adulto e pediátrico. A pasta federal ainda informa que seguirá monitorando a situação epidemiológica no país e caso seja necessário novas prorrogações a pasta irá avaliar. O contrato de leitos excedentes aos estados terminaria no dia 31 de janeiro.

As negociações foram encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias, como representante dos governos estaduais, e pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, como representantes do governo federal.

A medida ocorre em meio ao avanço da variante Ômicron no país. Na quarta-feira (19), o Brasil bateu recorde e registrou 200 mil casos de Covid em 24 horas. Um dia depois, na quinta-feira (20) o mundo também alcançou recorde, com 3,79 milhões de casos da doença.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de