Resfriado comum pode protegê-lo do Covid, diz estudo

Níveis mais altos de células T causados ​​pelo resfriado comum tornam menos provável que uma pessoa contraia Covid, de acordo com uma “descoberta importante” delineada em um novo estudo revisado por pares.

O  estudo , divulgado na segunda-feira por pesquisadores do Imperial College London, é a “primeira evidência de um papel protetor para essas células T”, descobrindo que sua presença em níveis elevados após um resfriado comum pode ajudar a proteger contra a infecção de Covid.

“Nosso estudo fornece a evidência mais clara até o momento de que as células T induzidas por coronavírus do resfriado comum desempenham um papel protetor contra a infecção por SARS-CoV-2”  , escreveu o professor Ajit Lalvani, autor sênior do estudo. Ele disse que as células  “fornecem proteção atacando proteínas dentro do vírus, em vez da proteína spike em sua superfície”.

O estudo começou em setembro de 2020, numa época em que a maioria dos cidadãos do Reino Unido não havia sido infectada com Covid, colhendo amostras de sangue de participantes seis dias após a exposição ao vírus. Ele explorou os níveis de células T criadas pelo resfriado comum que reconheciam as proteínas Covid.

Em indivíduos que não foram infectados com Covid, os níveis de células T com reatividade cruzada foram substancialmente maiores do que naqueles que contraíram o vírus, mostrando que as células T têm como alvo as proteínas internas em Covid.

Os pesquisadores esperam que o estudo possa influenciar o desenvolvimento potencial de novas vacinas Covid, já que os jabs atuais não induzem uma resposta imunológica às proteínas internas.

“Novas vacinas que incluem essas proteínas internas conservadas, portanto, induziriam respostas de células T amplamente protetoras que deveriam proteger contra as variantes atuais e futuras do SARS-CoV-2”, disse o  professor Lalvani.

Apesar da  “descoberta importante”, a  Dra. Rhia Kundu, principal autora do estudo, deixou claro que as células T existentes são  “apenas uma forma de proteção”  e  “ninguém deve confiar apenas nisso”,  afirmando que a vacinação é a forma mais eficaz para se proteger contra a Covid.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.


Fonte: Aliados do Brasil


Você pode gostar também de