Vídeo: meteoro cruza os céus de Portugal e Espanha

Na madrugada do sábado 18, um meteoro iluminou cidades de Portugal e Espanha.

O evento foi registrado e compartilhado por usuários nas redes sociais, que postaram vídeos e fotos do clarão azul.

O Espanha, também documentou o fenômeno e descreveu o meteoro como uma “enorme bola de fogo azul”.

Em Portugal, a maioria dos registros foi feita no norte do país, por volta das 23h50 (19h50 no horário de Brasília). Também há relatos em regiões mais ao sul, incluindo a capital, Lisboa.

Mais um registo incrível!
☄️😲 pic.twitter.com/1bbsWHAQr8

Detalhes sobre o meteoro

O professor José María Madiedo, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia e líder do SMART Project, explicou que o meteoro era a rocha de um cometa que entrou na atmosfera terrestre a 161 mil km por hora.

Espectacular bola de fuego sobre #España y #Portugal convierte por un instante la noche en día. Fue producida por una roca procedente de un cometa. La roca entró en la atmósfera a 161 mil km/h https://t.co/ZG35MWhhpu@tiempobrasero@A3Noticias@EFEciencia@europapress@20m

O brilho começou a 122 km de altitude e se apagou a 54 km de altura. O meteoro era extremamente luminoso, mais brilhante que a Lua cheia, e foi avistado a mais de 800 km de distância.

Madiedo também informou que a rocha se fragmentou durante a passagem e se desintegrou completamente antes de atingir o solo. Até este domingo, 19, não foram encontrados fragmentos na superfície terrestre.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de