Tribunal de Nova York anula condenação de Harvey Weinstein por estupro

O Tribunal Superior de Nova York anulou, nesta quinta-feira, 25, a condenação por estupro de Harvey Weinstein. O magnata do cinema norte-americano foi acusado diversas vezes por agressões sexuais contra mulheres. Agora, deverá ser feito um novo julgamento sobre o caso. As informações são da agência de notícias Associated Press.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Segundo a Justiça, o juiz que condenou Harvey Weinstein em 2020 o prejudicou pessoalmente. O tribunal afirma que o magistrado incluiu no processo depoimentos de testemunhas que não faziam parte da ação.

“Concluímos que o tribunal de primeira instância admitiu erroneamente depoimentos de supostos atos sexuais anteriores, não acusados, contra pessoas que não foram os denunciantes dos crimes subjacentes, porque esse depoimento não serviu a nenhum propósito material de não propensão”, afirma a juíza Jenny Rivera.

As acusações contra Harvey Weinstein começaram em 2017

As acusações contra Harvey Weinstein começaram em 2017. À época, um grupo de mulheres o denunciou por agressões sexuais. Depois disso, outras mulheres seguiram o movimento e passaram a compartilhar histórias de abuso com a hashtag#MeToo nas redes sociais.

Leia mais: “Vice-presidente da ExxonMobil é preso no Texas sob acusação de agressão sexual”

Apesar da anulação, Harvey Weinstein continuará preso por causa de outra condenação por estupro em um tribunal de Los Angeles. Essa outra sentença, de 16 anos de prisão, foi dada em 2022. Atualmente, ele está em uma prisão de Nova York. 

Harvey Weinstein está com 72 anos. A condenação anulada, que estabelecia 23 anos de prisão, se referia a dois casos. Um por praticar sexo oral forçado na ex-assistente de produção Mimi Haleyi, em julho de 2006, e outro por estupro em terceiro grau da ex-atriz Jessica Mann, em março de 2013.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de