Rússia diz ter comprovado ligação da Ucrânia com atentado em Moscou

O Comitê de Investigação da Rússia informou, nesta quinta-feira, 28, ter provas de que a Ucrânia tem ligações com o recente ataque terrorista em Moscou. Pelo menos 137 pessoas foram mortas e mais de 140 ficaram feridas.

Embora não tenham sido apresentadas as evidências em questão, a Rússia alega que possui informações concretas de que os autores do ataque terrorista receberam quantias significativas de dinheiro e criptomoedas provenientes da Ucrânia. Esses recursos teriam sido usados na preparação do crime.

Leia mais: “Rússia acusa países ocidentais de estarem por trás do ataque terrorista em Moscow”

A nota também menciona a prisão de um suspeito envolvido no financiamento. Onze pessoas foram presas, e oito delas, incluindo os quatro atiradores, estão sob prisão preventiva. Sete suspeitos são do Tajiquistão e um é do Quirguistão.

O ataque, pior dos últimos 20 anos na Rússia, foi reivindicado pelo Estado Islâmico. O grupo terrorista é inimigo da Rússia, que apoia o regime do ditador da Síria, Bashar Al-Asad. 

Russian Telegram channels report that a “suspicious white minibus” with old-style Ukrainian license plates was found at the parking lot of the concert hall.

They are spinning the “Ukrainian trace” version fast. We all know that that means.

Ukrainian authorities and the White… pic.twitter.com/SsWWh25hIO

Rússia acusa Ucrânia por ataque

Apesar da reinvindicação do ataque por parte do Estado Islâmico, o Serviço Federal de Segurança da Rússia informou acreditar que a Ucrânia, juntamente dos Estados Unidos e do Reino Unido, estava envolvida no atentado.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, afirmou à imprensa ser “extremamente difícil de acreditar” que o Estado Islâmico teria capacidade para uma ação dessa magnitude.

Leia mais: “Rússia viola espaço aéreo da Polônia durante ataque à Ucrânia, afirmam militares”

Em resposta, autoridades norte-americanas afirmaram ter informações que comprovavam a participação do Estado Islâmico no ataque. Nesta quinta, o porta-voz da organização terrorista publicou um áudio no Telegram para celebrar o atentado.

Ataque ocorreu em casa de shows

O atentado ocorreu no Crocus City Hall, uma casa de shows ao lado de um shopping que fica 20 km a noroeste do Kremlin. Terroristas abriram fogo contra os seguranças do local e contra a plateia, que incluía crianças.

Depois, explodiram duas bombas, o que deixou o prédio em chamas. O local tem capacidade para 6,2 mil assentos e estava com os ingressos todos vendidos. Segundo as autoridades russas, o ataque deixou 143 mortos e 182 feridos, mas ainda há quase cem desaparecidos.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de