Milei chama presidente da Colômbia de ‘terrorista’, que expulsa diplomatas argentinos

“Não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista, comunista”, disse o mandatário da Argentina, Javier Milei, sobre o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante entrevista à CNN local. Como consequência, o Ministério das Relações Exteriores colombiano ordenou, nesta quarta-feira, 27, a expulsão dos diplomatas argentinos do país.  

A acusação de Milei baseou-se no fato de Petro ter pertencido ao Movimento 19 de Abril (M-19), um grupo guerrilheiro colombiano que surgiu em 1970 e foi ativo até meados da década de 1990.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia declarou que os comentários de Milei ofendem a “dignidade do presidente Petro, que foi eleito de maneira democrática”.

🇦🇷🏴❌🇨🇴 — 📰 CNN en espagnol : Le président argentin, Javier Milei, a décrit son homologue colombien, Gustavo Petro, comme un “terroriste meurtrier” lors d’une interview avec Andrés Oppenheimer de CNN.

🔗 CNN pic.twitter.com/K6dlcfbued

Segundo o jornal colombiano El Espectador, o governo de Petro deu ao embaixador argentino em Bogotá, Gustavo Dzugala, até 72 horas para deixar o país. Dessa forma, mais de 10 mil argentinos que vivem no território colombiano ficarão sem atenção consular.

Essa não foi a primeira vez que Milei criticou com dureza seu homólogo colombiano. Em janeiro, ele já o havia chamado de “comunista assassino afundando a Colômbia”, o que levou à convocação do embaixador colombiano em Buenos Aires, Camilo Romero, para consultas.

Petro comparou Milei aos nazistas

As trocas de insultos entre Petro e Milei têm sido constantes desde a chegada do libertário à Casa Rosada, estabelecendo um choque diplomático entre os países.

Em fevereiro, o esquerdista da Colômbia afirmou ser “muito tolo confundir liberdade de mercado com liberdade”, em referência ao posicionamento político de Milei, e comparou-o aos nazistas.

“Os mal chamados hoje libertários acreditam que liberdade é escravizar o ser humano diante dos grandes poderes econômicos”, disse Petro, “Defendem o antigo objetivo dos nazistas.”

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de