Maduro anuncia que vai explorar petróleo e gás em Essequibo

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que vai começar a emitir permissões para explorar petróleo e gás em Essequibo, na Guiana. Ele externou a ameaça nesta terça-feira, 5.

O anúncio aconteceu depois de um referendo feito pela ditadura venezuelana. Segundo o referendo, não reconhecido pela comunidade internacional, a população da Venezuela apoiou a ideia de invadir a província da Guiana — a área que engloba toda a margem esquerda do Rio Essequibo, que dá nome à região.

Maduro também anunciou sua intenção de começar a exploração do local. O ditador também disse que vai criar uma unidade militar, a fim de cuidar do território em disputa — e que o presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que não abrirá mão.

¡La palabra del Pueblo es mandato popular! Haremos cumplir la decisión que tomaron las venezolanas y los venezolanos en el referendo consultivo para garantizar el desarrollo y bienestar de nuestra Guayana Esequiba. ¡Venezuela ha alzado su voz!

Durante a mesma coletiva, o ditador da Venezuela apresentou um novo mapa da Venezuela. A arte exibida por Maduro incluía justamente o território de Essequibo como parte do país andino.

Maduro ameaça invadir Essequibo para explorar produção de gás e óleo

Ainda no anúncio, Nicolás Maduro disse que vai começar a distribuir os direitos de exploração de petróleo e gás de Essequibo. A distribuição, conforme ocorre no regime bolivariano em outros setores, ocorrerá somente para empresas estatais.

O ditador também deu três meses para que as empresas exploradoras de recursos naturais encerrassem suas atividades na região de Essequibo. Algumas companhias, como a norte-americana Exxon Mobil, foram as responsáveis por descobrir grandes campos de petróleo na região.

+ Leia mais sobre Mundoem Oeste

Desde setembro, o governo da Guiana está distribuindo a empresas os direitos de exploração ao local.

A movimentação por parte de Maduro também já deixou o Brasil em alerta. Nesta semana, o Exército anunciou que vai enviar blindados para Roraima. O Estado da Região Norte fica justamente na fronteira brasileira com a Venezuela e a Guiana.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de