Igreja Ortodoxa da Rússia apoia ‘guerra santa’ contra Ucrânia

Em um movimento que intensifica a retórica do Kremlin sobre a guerra na Ucrânia, o patriarca Kirill, chefe da Igreja Ortodoxa Russa, definiu a invasão como uma “guerra santa” existencial e civilizacional.

O líder religioso apresentou tal definição em documento divulgado na última semana. As informações são do jornal italiano La Stampa.

No mais novo documento, que reúne análises religiosas e políticas, o líder da Igreja Ortodoxa afirma que é preciso dar início à “nova fase na luta do povo russo pela libertação nacional”. De acordo com Kirill, o leste e o sudeste da Ucrânia deveriam ser considerados como parte da “Rússia Ocidental”.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

As áreas, que dão à Ucrânia acesso ao Mar de Azov, são os principais pontos da guerra. De forma unilateral, a Rússia anexou as regiões de Lugansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson. Em 2014, Moscou já havia proclamado soberania sobre a Península da Crimeia. Organismos internacionais reconhecem esses territórios como parte da Ucrânia.

De “operação especial” do Kremlin à “guerra santa” da Igreja Ortodoxa

A definição de “guerra santa” marca mais um ponto no conflito deflagrado há mais de dois anos pela Rússia contra a Ucrânia. Anteriormente, as autoridades de Moscou evitavam oficialmente rotular a ação militar como uma guerra. A classificação oficial imposta pelo presidente Vladimir Putin era “operação especial”.

Leia mais

Kirill afirma que a guerra na Ucrânia assume um caráter sagrado, pois Moscou defende a “Santa Rússia”. Ação contra o ataque do globalismo e necessidade de buscar a “vitória do Ocidente decaído no satanismo” foram outros pontos salientados pelo patriarca da Igreja Ortodoxa Russa.

Para Kirill, a guerra na Ucrânia só terminará com a vitória da Rússia e a conquista de influência exclusiva sobre todo o território da Ucrânia moderna, excluindo qualquer governo ucraniano que o Kremlin considere hostil à Rússia.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de